A dica de hoje é com o Dr. Rodrigo Roitman Pozzatti, ortopedista do Hospital Adventista Silvestre – Unidade Itaboraí.
A assistência à saúde ao idoso tornou-se prioridade, tendo em vista o aumento progressivo da expectativa de vida observado nas últimas décadas.
Independentemente da idade, todas as pessoas correm o risco de cair. Porém, para a pessoa idosa, uma queda pode representar um problema grave. Assim, um idoso que era ativo passa a depender de cuidados de outras pessoas. Além da fratura e aumento da mortalidade, a partir de então passam a ter medo de quedas e consequente alteração psicológica aos idosos. A fratura no idoso tem como consequência a frequente perda da independência, não conseguindo mais o nível de atividade pré-fratura, declínio na saúde e o aumento do risco de internação em instituições para idosos.
São várias as causas relacionadas a quedas como por exemplo, a perda da massa muscular, a hipotensão repentina ao se levantar de forma brusca, o desequilíbrio, ou até um desnível ou tapete solto. Culturalmente, no Brasil o idoso evita utilizar instrumentos de apoio para deambular, por não querer ser estereotipado como idoso. No entanto, esses são de grande valia na prevenção de quedas.
Os aspectos sociais e cuidados com o ambiente dos idosos são fundamentais para diminuir os riscos de queda. Para evitar quedas, a pessoa idosa deve adotar cuidados como praticar atividade física de fortalecimento muscular e equilíbrio e fazer um acompanhamento regular da saúde integral da pessoa idosa, para identificar problemas relacionados, como diabetes e outros fatores associados.
Existem medidas na PREVENÇÃO DE QUEDAS nos idosos:
- Evitar tapetes soltos;
- Evitar móveis e objetos espalhados pela casa (mesa de centro, tapetes, fios);
- Deixar uma luz acesa à noite, para o caso de precisar se levantar;
- Ao se levantar, permaneça sentado por alguns segundos;
- Escadas, corredores e banheiros devem ter corrimão;
- Utilizar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio;
- Usar sapatos fechados com solado de borracha;
- Evitar andar em áreas com piso úmido;
- Evitar encerar a casa.
Em caso de queda procure nossa emergência ortopédica!
Hospital Adventista Silvestre – Itaboraí
(21) 3785-6200
Rua Desembargador Ferreira Pinto, 721 – Centro – Itaboraí
Hospital Adventista Silvestre – Rio
(21) 3034-3000
Ladeira do Ascurra, 274 – Cosme Velho – Rio de Janeiro
Quer mais dicas por nossa equipe de Itaboraí? CLIQUE AQUI e confira.