Centro de Simulação Realística

O Programa

Em março de 2018 o Hospital Adventista Silvestre inaugurou o Centro de Simulação Realística como parte do programa de educação corporativa.

O centro conta com equipamentos avançados que permitem o treinamento de práticas de saúde como punção venosa e manejo de via aérea.

A presença de um simulador dentro de um ambiente seguro que mimetiza setores do hospital permite a criação de cenários clínicos que integram tanto as habilidades técnicas quanto comportamentais como gestão de conflitos, comunicação e liderança replicando os desafios vividos no dia a dia.

MISSÃO:   Melhorar a segurança de atendimento do paciente.

VISÃO:   Ser referência em ensino de saúde através de simulação médica.

Objetivo

O objetivo do Centro de Simulação Realística é permitir o treinamento e capacitação tanto dos colaboradores do Hospital quanto de estudantes e profissionais de saúde.

Através de métodos ativos de ensino temos como foco principal o aluno, de todas as áreas da saúde, identificando lacunas do conhecimento, que precisam ser preenchidas. A aplicação desses novos conhecimentos, em conjunto com métodos de raciocínio dedutivo, compõe as bases para a solução do problema em foco. Esse tipo de abordagem leva o profissional ou estudante a “aprender a aprender”.

A presença de um simulador robô em conjunto com instrutores treinados permite a criação de cenários o mais próximo da realidade.

Equipe de Educadores

O Centro de Simulação Realística do Hospital Adventista Silvestre conta com uma equipe de educadores de diversos setores da equipe multiprofissional de saúde.

Contamos com cardiologista, geriatra, cirurgiã, enfermeira, fonoaudióloga, psicólogo, todos com treinamento em métodos de simulação e ensino.

Dentro do ambiente da simulação utilizamos técnicas como:

– Prática monitorada com apoio de instrutor para treinamento de habilidades específicas

– Cenários baseados na vida real

– Customização de cenários para a realidade dos estudantes e profissionais de saúde

– Técnicas de ensino como debriefing para apontar os pontos positivos e os de melhorias

“A ciência de compõe de erros que, por sua vez, são os passos até a verdade” Julio Verne

Contato

Entre em contato com a equipe do Centro de Simulação Realística para mais informações:

(21) 3034-3256
(21) 3034-3257
[email protected]

View all posts