O ato de fumar é responsável por diversas doenças e deficiências, danificando praticamente todos os órgãos do corpo.
O fumo desenvolve vários tipos câncer, doença cardíaca, acidente vascular encefálico (derrame), doença pulmonar, diabetes e obstrução pulmonar crônica, o que inclui enfisema e bronquite crônica. Fumar ainda aumenta o risco de tuberculose, algumas doenças oftalmológicas e problemas no sistema imunológico. Esses são apenas alguns dos exemplos de uma lista extensa.
Quando o cigarro é aceso, somente uma parte da fumaça é tragada pelo fumante, e cerca de 2/3 da fumaça é lançada no ambiente. Isso afeta quem está em volta: o fumante passivo. O fumante passivo é o não-fumante que convive com fumantes em ambientes fechados, ficando assim exposto aos componentes tóxicos e cancerígenos presentes na fumaça ambiental do tabaco, que contém praticamente a mesma composição da fumaça tragada pelo fumante.
Infelizmente, o fumante passivo não está livre dos malefícios do cigarro. Pelo contrário, também pode ter, por exemplo, câncer no pulmão e doença cardíaca. Para piorar, crianças expostas à fumaça do cigarro têm alto risco de morte súbita, infecções respiratórias agudas, doença do ouvido médio, asma grave e crescimento lento dos pulmões.
Ou seja, fumar é gravíssimo! Além de acarretar diversos riscos de saúde para o fumante, ainda prejudica terrivelmente terceiros inocentes que são obrigados a conviver com a fumaça tóxica.
A boa notícia é que existe a possibilidade de abandonar o vício, mesmo que seja difícil, e reduzir os danos causados pelo tabaco.
Abaixo listamos alguns dados sobre a redução dos riscos para quem decide parar de fumar:
– Apenas 1 ano depois de parar de fumar, seu risco de ter um ataque cardíaco reduz consideravelmente.
– Entre 2 e 5 anos após parar de fumar, seu risco de ter um derrame reduz para o mesmo nível de um não-fumante.
– 5 anos após parar de fumar, seus riscos de ter câncer na boca, garganta, esôfago e bexiga diminuem pela metade.
– 10 anos após você parar de fumar, seu risco de ter câncer de pulmão diminui pela metade.
Se você é fumante, leve esses dados em consideração e não pense que agora já é tarde demais. Nunca é tarde demais para cuidar da sua saúde. Ao parar de fumar, sua saúde vai melhorar gradativamente e seus riscos de desenvolver doenças vão diminuir consideravelmente.
E se você nunca fumou, não comece! Não vale a pena fumar.
A sua saúde e a daqueles que convivem com você valem muito mais.
Fonte: Centers for Disease Control – Estados Unidos
https://www.cdc.gov/tobacco/data_statistics/fact_sheets/health_effects/effects_cig_smoking/
https://www.cdc.gov/tobacco/basic_information/health_effects/index.htm